Make your own free website on Tripod.com

ReGEQ - um Espaço Para o Ensino de Engenharia Química - Nota Editorial

 

A ReGEQ, Revista de Graduação da Engenharia Química, nasce com proposta editorial inovadora em diversas instâncias.

Quanto à temática, ReGEQ está dirigida para o ensino de Engenharia Química, o que lhe propicia múltiplas interfaces: a pesquisa, as aplicações, a história, as recentes descobertas científicas, a estruturação dos conceitos etc. voltam-se para a comunicação com o aluno, para a dialética ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, a ReGEQ não se limita ao estreito âmbito técnico - o famigerado enclausuramento atribuído às escolas de Engenharia...- mas abre-se também à interdisciplinaridade e à discussão pedagógica ampla (daí que em nosso Conselho Editorial encontrem-se - junto com especialistas em Engenharia e Química - dois professores e editores de Educação e Antropologia).

A ReGEQ abre um espaço para a discussão de muitos pontos importantes - para a motivação e, mesmo, para a compreensão de conceitos - que não são (ou não podem ser...) devidamente explorados em sala de aula (por falta de tempo etc.).

Assim, apresentaremos matérias diversas - por vezes centradas em torno de uma temática mais ou menos específica - visando ampliar e enriquecer o estudo de Engenharia Química. Na presente edição, a História da Ciência (uma constante na ReGEQ), comparece com um texto original de Torricelli e a análise da trajetória científica de Faraday, feita pelo Prof. José Luís Paiva. Discutimos também o conceito de coeficiente de atividade, visando exorcizar os temores que sobre ele, injustamente, pairam. O Prof. Tah Wun Song oferece-nos valiosas indicações sobre projeto de trocadores de calor e o Dr. Biagio Giannetti desvenda os emaranhados da elaboração de relatórios. Inauguram-se, também, as seções Humor, Educação e Ciência e Antropologia e Educação.

Também no que diz respeito à apresentação, à mídia, a opção foi pela total abertura: sendo, sobretudo, uma publicação eletrônica, a ReGEQ-Net encontra-se à disposição na Internet - http://members.tripod.com/~collatio/index.htm - na íntegra (e não apenas em Sumários ou em exíguos abstracts, como soem fazer as poucas congêneres eletrônicas...).

Finalmente, last but not least, o convite a todos, professores e alunos, para que enviem colaborações.

Agradecemos à J. Barros Editora, na pessoa de seu diretor, José Edson de Barros, e à Editora Mandruvá pelo valioso apoio técnico e editorial.

Wilson Miguel Salvagnini (diretor editorial)
Luiz Jean Lauand (editor de Internet)

 

 Você é o leitor No.